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2 de dezembro de 2011

10 Dicas para uma pilotagem segura



Muitos são os motivos para optar pela motocicleta como meio de locomoção, que vão desde o custo-benefício, até ao prazer de pilotar sobre duas rodas. Os números comprovam o quanto este veículo vem ganhando as vias nos últimos tempos.
Só que com o aumento de motos nas vias, também tem aumentado o número de acidentes envolvendo motociclistas.
Pensando em  diminuir os riscos de acidentes, abaixo apresentamos 10 dicas para uma pilotagem mais segura.


1 – Pilotando a motocicleta

-Cheque todos os detalhes: piscas, acendimento do farol, pneus, corrente, combustível, posição dos retrovisores.
-Utilize capacetes adequados e com faixas refletivas.
-Cobrir os olhos com viseiras e, caso o capacete não seja fechado, com “queixeira”, a viseira precisa cobrir toda a região do queixo.
-AS luvas de couro protegem as mãos em caso de queda.
-No pé sempre um calçado fechado acima dos tornozelos. Nunca chinelo e sandálias.
-Use sempre calça e jaqueta.
-Atenção para postura: mantenha o corpo ereto, as pernas junto ao tanque da moto e os braços levemente flexionados.

2 – Curvas

-Para fazer uma curva perfeita, diminua a velocidade antes da curva e mantenha a velocidade constante durante a inclinação da motocicleta na curva.
-Após a curva retorne a aceleração aos poucos para voltar a motocicleta na posição reta.
-Procure sempre olhar e ficar ligado no final da curva.
-Evite frear quando a motocicleta já estiver inclinada.

3 – Frenagem

-Acione de forma simultânea e progressiva os freios.
-Pressione as pernas no tanque para manter o peso na roda traseira.
-Utilize os quatros dedos da mão para que toda alavanca seja acionada.

4 – Posicionamento da motocicleta

-Em rodovias, procure ficar no mínimo a dois segundos de distância dos demais veículos.

5 – Cruzamento

-Sempre que se aproximar de um cruzamento, reduza a velocidade – mesmo na preferencial.
-Olhe para os lados e utilize o retrovisor para olhar para trás por cima dos ombros.
-Evite a conversão a esquerda e opte por um retorno.

6 – Situações especiais

-O travamento da roda dianteira é mais difícil de controlar, por isso quando acontecer, libere rapidamente o manete do freio e volte a frear novamente. Na roda traseira é mais comum devido a falta de peso no momento da frenagem. Mas em qualquer situação deve-se manter a trajetória reta e alivie o freio da roda que estiver travada.
-Diante das ondulações e buracos é necessário segurar firme no guidão, levantar o corpo do assento, manter os joelhos flexionados e presos no tanque para maior estabilidade. Mantenha esta postura somente o tempo necessário para transpor as ondulações e buracos.
-Na pilotagem noturna evite olhar para os faróis dos veículos que vem no sentido contrário. Sinaliza tudo o que for fazer e use roupas com cores claras ou faixas refletivas.

7 – Condições da estrada

-Preste atenção aos pisos irregulares e com baixa aderência.
-Sempre que se deparar com essas condições evite o acionamento brusco nos comandos (acelerador e freios) e mantenha a aceleração constante.
-Cuidado com as mudanças de direção. Como o piso não permite boa aderência podem acontecer de desequilíbrio ou derrapagem.

8 - Transportando garupa ou carga

-Para transportar um garupa: ajuste a suspensão, se for possível, e a calibragem do pneu.
-O garupa deve se sentar próximo ao piloto, agarrar a cintura e pressionar as pernas junto ao seu quadril ou segurar nas alças laterais, mas sempre mantendo  o corpo grudado ao piloto.
-Para transportar carga: fique de olho no peso, na localização e na fixação da mesma.
-Conferir no manual da motocicleta as especificações sobre a capacidade máxima de peso.

9 - Estratégias de condução (PIPDE)

-Procurar: Fique atento a todas as informações que possam sinalizar situações perigosas.
-Identificar: Se estiver atento e concentrado na pilotagem, com certeza irá identificar os perigos potenciais.
-Prever: Após identificar os perigos, previna- se do que poderá acontecer.
-Decidir: Essa antecipação aos perigos permite tomar decisões mais precisas.
-Executar: Após essa sequência de raciocínio, execute sua decisão com rapidez, firmeza e perícia. Por isso pilote sempre concentrado e pense na decisão a ser tomada no trânsito.

10 - Adversidades

-Pneu furado: Segure o guidão com firmeza, pilote suavemente e vá diminuindo a aceleração. Evite reduzir marchas e frear. Diminua a velocidade vagarosamente e saia da rua/estrada. Se você for obrigado a frear, use o freio do pneu bom (que não está furado).
-Vento constante: Incline a moto contra a direção do vento e dê margem para manobra. Use o PIPDE para identificar quando o vento vai mudar, pontes e passarelas são locais mais comuns e prédios altos podem contribuir para causar rajadas de vento.
-Alagamentos: evite transpö- los , já que é difícil avaliar a profundidade da água e velocidade da correnteza.
-Chuva: Redobre a atenção, pois a chuva no capacete reduz a visibilidade e torna a pista mais escorregadia. Sua frenagem e atenção são fundamentais.

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