Muitos são os motivos para optar pela motocicleta
como meio de locomoção, que vão desde o custo-benefício, até ao prazer de
pilotar sobre duas rodas. Os números comprovam o quanto este veículo vem
ganhando as vias nos últimos tempos.
Só que com o aumento de motos nas vias, também tem
aumentado o número de acidentes envolvendo motociclistas.
Pensando em
diminuir os riscos de acidentes, abaixo apresentamos 10 dicas para uma
pilotagem mais segura.
1 – Pilotando a motocicleta
-Cheque todos os
detalhes: piscas, acendimento do farol, pneus, corrente, combustível, posição
dos retrovisores.
-Utilize capacetes
adequados e com faixas refletivas.
-Cobrir os olhos com
viseiras e, caso o capacete não seja fechado, com “queixeira”, a viseira
precisa cobrir toda a região do queixo.
-AS luvas de couro
protegem as mãos em caso de queda.
-No pé sempre um
calçado fechado acima dos tornozelos. Nunca chinelo e sandálias.
-Use sempre calça e
jaqueta.
-Atenção para
postura: mantenha o corpo ereto, as pernas junto ao tanque da moto e os braços
levemente flexionados.
2 – Curvas
-Para fazer uma curva
perfeita, diminua a velocidade antes da curva e mantenha a velocidade constante
durante a inclinação da motocicleta na curva.
-Após a curva retorne
a aceleração aos poucos para voltar a motocicleta na posição reta.
-Procure sempre olhar
e ficar ligado no final da curva.
-Evite frear quando a
motocicleta já estiver inclinada.
3 – Frenagem
-Acione de forma
simultânea e progressiva os freios.
-Pressione as pernas
no tanque para manter o peso na roda traseira.
-Utilize os quatros
dedos da mão para que toda alavanca seja acionada.
4 – Posicionamento da motocicleta
-Em rodovias, procure
ficar no mínimo a dois segundos de distância dos demais veículos.
5 – Cruzamento
-Sempre que se
aproximar de um cruzamento, reduza a velocidade – mesmo na preferencial.
-Olhe para os lados e
utilize o retrovisor para olhar para trás por cima dos ombros.
-Evite a conversão a
esquerda e opte por um retorno.
6 – Situações especiais
-O travamento da roda
dianteira é mais difícil de controlar, por isso quando acontecer, libere
rapidamente o manete do freio e volte a frear novamente. Na roda traseira é
mais comum devido a falta de peso no momento da frenagem. Mas em qualquer
situação deve-se manter a trajetória reta e alivie o freio da roda que estiver
travada.
-Diante das
ondulações e buracos é necessário segurar firme no guidão, levantar o corpo do
assento, manter os joelhos flexionados e presos no tanque para maior
estabilidade. Mantenha esta postura somente o tempo necessário para transpor as
ondulações e buracos.
-Na pilotagem noturna
evite olhar para os faróis dos veículos que vem no sentido contrário. Sinaliza
tudo o que for fazer e use roupas com cores claras ou faixas refletivas.
7 – Condições da estrada
-Preste atenção aos
pisos irregulares e com baixa aderência.
-Sempre que se
deparar com essas condições evite o acionamento brusco nos comandos (acelerador
e freios) e mantenha a aceleração constante.
-Cuidado com as
mudanças de direção. Como o piso não permite boa aderência podem acontecer de
desequilíbrio ou derrapagem.
8 - Transportando garupa ou carga
-Para transportar um
garupa: ajuste a suspensão, se for possível, e a calibragem do pneu.
-O garupa deve se
sentar próximo ao piloto, agarrar a cintura e pressionar as pernas junto ao seu
quadril ou segurar nas alças laterais, mas sempre mantendo o corpo grudado ao piloto.
-Para transportar
carga: fique de olho no peso, na localização e na fixação da mesma.
-Conferir no manual
da motocicleta as especificações sobre a capacidade máxima de peso.
9 - Estratégias de condução (PIPDE)
-Procurar: Fique
atento a todas as informações que possam sinalizar situações perigosas.
-Identificar: Se
estiver atento e concentrado na pilotagem, com certeza irá identificar os
perigos potenciais.
-Prever: Após
identificar os perigos, previna- se do que poderá acontecer.
-Decidir: Essa
antecipação aos perigos permite tomar decisões mais precisas.
-Executar: Após essa
sequência de raciocínio, execute sua decisão com rapidez, firmeza e perícia.
Por isso pilote sempre concentrado e pense na decisão a ser tomada no trânsito.
10 - Adversidades
-Pneu furado: Segure
o guidão com firmeza, pilote suavemente e vá diminuindo a aceleração. Evite
reduzir marchas e frear. Diminua a velocidade vagarosamente e saia da
rua/estrada. Se você for obrigado a frear, use o freio do pneu bom (que não
está furado).
-Vento constante:
Incline a moto contra a direção do vento e dê margem para manobra. Use o PIPDE
para identificar quando o vento vai mudar, pontes e passarelas são locais mais
comuns e prédios altos podem contribuir para causar rajadas de vento.
-Alagamentos: evite
transpö- los , já que é difícil avaliar a profundidade da água e velocidade da
correnteza.
-Chuva: Redobre a
atenção, pois a chuva no capacete reduz a visibilidade e torna a pista mais
escorregadia. Sua frenagem e atenção são fundamentais.
Fonte:
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