Os lubrificantes são divididos em duas classes: minerais e sintéticos. Os sintéticos são aqueles que obtém do tratamento dos óleos minerais na indústria petroquímica. Mas tanto minerais quanto sintéticos recebem uma combinação de aditivos visando melhorar seu desempenho.
Os lubrificantes são mais adequados para altas temperaturas, pois resistem melhor a degradação, à oxidação a à formação disso, os sintéticos tem em geral, melhor fluidez a baixas temperaturas, propriedades de reduzir atrito e maior viscosidade a baixas temperaturas.
O segredo é olhar o Manual do Fabricante e seguir suas recomendações. Atualmente, o emprego de lubrificantes sintéticos em determinadas motocicletas é uma opção do lubrificante e se dá, via de regra, em modelos de maior cilindrada, com motores de maior rendimento, de modo a oferecer proteção a uma gama mais ampla de faixas de temperaturas de operação e de regimes de rotação.
A viscosidade determina a 'velocidade da circulação' do lubrificante e a lubricidade indica o poder de untuosidade que o lubrificante apresenta de acordo com as variações de temperatura e pressão a que está exposto. Quando um lubrificante é submetido à pressão em razão do movimento das parte do motor, por exemplo, ele precisa ter viscosidade adequada para proporcionar proteção por meio de uma película de óleo sobre as partes móveis desta operação.
Atualmente existem no mercado diversos produtos destinado à lubrificação da corrente, desde sprays até graxas, passando por um sem- número de óleos. As corrente de moto de modo em geral são auto- lubrificadas e é um grande erro utilizar lubrificantes nelas, o que elas necessitam são produtos protetores, que mantenham sua untuosidade, evitem a corrosão, depósitos de sujeitas, etc. A utilização de graxas e óleos levam ao 'laceamento' da corrente e à necessidade de frequentes ajustes. O ideal é utilizar um produto especial para corrente metálica , normalmente denominada pelos fabricantes de chain lube.
Atualmente existem no mercado diversos produtos destinado à lubrificação da corrente, desde sprays até graxas, passando por um sem- número de óleos. As corrente de moto de modo em geral são auto- lubrificadas e é um grande erro utilizar lubrificantes nelas, o que elas necessitam são produtos protetores, que mantenham sua untuosidade, evitem a corrosão, depósitos de sujeitas, etc. A utilização de graxas e óleos levam ao 'laceamento' da corrente e à necessidade de frequentes ajustes. O ideal é utilizar um produto especial para corrente metálica , normalmente denominada pelos fabricantes de chain lube.


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Fonte: Revistá Pró-Moto (edição 105, página 38 à 41)
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